sábado, 26 de setembro de 2009

Reflexão sobre nossa adequação à fé

Reflexão sobre nossa adequação à fé

Lendo o livro de Jeremias hoje, me chamou atenção alguns episódios e quero compartilhar com você:

1 - A inadequação de um líder exposta por não confiar em DEUS.
2 - A oportunidade que um povo perdeu por não confiar em seu DEUS.

Introdução

Primeiramente recomendo que você leia no livro de Jeremias do capítulo 37 até o 46 para entender toda a trama de uma história cujo enredo permitiria a elaboração de um roteiro que daria uma interessante produção cinematográfica.
Infelizmente tal produção não seria uma daquelas belas histórias com final feliz em que na última parte, pessoas sorridentes festejam suas vitórias.
Esta é uma história de derrota e o que me chamou atenção foi o como aconteceu e não consegui seguir adiante sem compartilhar contigo.

1 - A inadequação de um líder exposta por não confiar em DEUS.

Jeremias já havia profetizado contra Jerusalém e não estava sendo bem quisto por causa das palavras, pois as lideranças principais consideravam desmotivadoras ao povo e aos soldados que ainda estavam em Jerusalém.
Em um dado momento o rei Zedequias tira Jeremias do calabouço e o chama para uma conversa:

 (JEREMIAS 38:14) Então o rei Zedequias mandou trazer o profeta Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor .
“Quero pedir-te uma palavra”, disse o rei. “Não me escondas nada.”

(JEREMIAS 38:17) Então Jeremias disse a Zedequias: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Se você se render imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, sua vida será poupada e esta cidade não será incendiada; você e a sua família viverão.

(JEREMIAS 38:18) Mas, se você não se render imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, esta cidade será entregue nas mãos dos babilônios, e eles a incendiarão; nem mesmo você escapará das mãos deles’ ”.

(JEREMIAS 38:19) O rei Zedequias disse a Jeremias: “Tenho medo dos judeus que estão apoiando os babilônios, pois os babilônios poderão entregar-me nas mãos deles, e eles me maltratarão”.

(JEREMIAS 38:20) “Eles não o entregarão”, Jeremias respondeu. “Obedeça ao Senhor fazendo o que eu lhe digo, para que tudo lhe corra bem e a sua vida seja poupada.

Nestes versículos vimos Jeremias entregando uma palavra de DEUS ao rei Zedequias. Mas percebemos também o medo de Zedequias em enfrentar o problema de frente.
Em nossas vidas passamos por adversidades, queira DEUS que não como a de Zedequias, e o principal fato que enfrentamos é a nossa inadequação para  superar o desafio.
Deus nos chama a enfrentar o problema de frente, escutando a voz DELE sempre, sem fugir do problema. Fugir torna a dificuldade ainda maior.
Costumo dizer que criança que aprende a correr da peia dos pais, pode crescer com medo de enfrentar as lutas da vida.
Mas voltando a Jeremias e Zedequias, percebemos um problema eminente e a inadequação do líder ficou exposta.
A adequação para momentos difíceis, que falo neste instante, não é um dom superior, ou algo que recebemos numa longa jornada acadêmica. Tão somente é a capacidade de seguir em frente e perseverar na fé.
Guardando a fé custe o que custar.
Havia um agravante nesta história. Zedequias era líder de um povo, e os rumos que ele tomaria decidiria também a sorte deste povo.
A sorte da nossa família esta nas decisões que tomamos como pais. A sorte de nossos alunos esta nas decisões que tomamos como professores, a sorte da nossa igreja esta nas decisões que tomamos como pastores, e assim por diante.
De alguma forma somos líderes e nossa adequação diante da responsabilidade mais cedo ou mais tarde é colocada a prova pelas próprias situações que aparecerão na construção da nossa história individual.
Penso que não existe nada que certifica mais um líder do que o exemplo. Guardando a fé, confiando em DEUS, certamente Zedequias teria passado por aquele momento de dificuldades e ainda faria com que mais pessoas conseguissem passar também.
Uma liderança sem fé é uma liderança morna, desmotivadora, amedrontadora. Pois no momento em que Zedequias deveria ser a pessoa que apontasse o rumo, ele se tornou apenas mais um inadequado sem fé diante dos obstáculos.
Mas vamos seguir com a decisão de Zedequias diante do maior problema da sua vida, a invasão babilônica:

(JEREMIAS 39:4) Quando Zedequias, rei de Judá, e todos os soldados os viram, fugiram e saíram da cidade, à noite, na direção do jardim real, pela porta entre os dois muros; e foram para o vale do Jordão.

(JEREMIAS 39:5) Mas o exército babilônio os perseguiu e alcançou Zedequias na planície de Jericó. Eles o capturaram e o levaram a Nabucodonosor, rei da Babilônia, em Ribla, na terra de Hamate, que o sentenciou.

(JEREMIAS 39:6) Em Ribla, o rei da Babilônia mandou executar os filhos     de Zedequias diante dos seus olhos, e também matou todos os nobres de Judá.

(JEREMIAS 39:7) Mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze para levá-lo para a Babilônia.

(JEREMIAS 39:8) Os babilônios incendiaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém.

Triste fim para Zedequias. Fico pensando, por que ele não confiou na palavra do profeta? Deus tinha projetado uma saída pra ele! Por que não confiou em sua fé? Por que não confiamos em DEUS diante dos problemas? Mesmo sabendo das nossas limitações, muitas vezes insistimos em buscar administrar o caos, na busca de resolver, na espera de surgir decisões fantásticas oriundas de nossa mente poderosa.
Na verdade seguimos pelo caminho da administração do caos apenas, simplesmente apenas, por sermos inadequados à nossa fé.
Como disse anteriormente, a prova da nossa adequação não está em nossa capacidade de administrar a situação, não está em nossa inteligência, não está em nossos músculos, mas puramente em nossa atitude de perseverar na fé.
Então poderemos dizer como Paulo:
(2 TIMÓTEO 4:7) Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

2 - A oportunidade que um povo perdeu por não confiar em seu DEUS.

Continuando esta trajetória de derrotas que só existiram em decorrência dos pecados do povo, vamos agora continuar com Jeremias.
Depois que o rei Zedequias foi sentenciado e os muros de Jerusalém foram derrubados, alguns poucos foram autorizados pelo rei babilônio, Nabucodonozor, a permanecerem por lá. Dentre eles o próprio Jeremias.
Mais uma vez com medo do retorno das tropas babilônias, algumas lideranças se puseram diante do povo e começaram a tomar decisões precipitadas, mas antes consultaram o sábio profeta Jeremias.
No entanto, vamos perceber novamente a inclinação das pessoas a buscarem a administração da situação por seus próprios meios:

(JEREMIAS 42:1-2) Então todos os líderes do exército, inclusive Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até o maior, aproximaram-se do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao Senhor ,ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós.

(JEREMIAS 42:9-10) Disse-lhes então: “Assim diz o Senhor , o Deus de Israel, a quem vocês me enviaram para apresentar a petição de vocês:
‘Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei; eu os plantarei e não os arrancarei, pois muito me pesa a desgraça que eu trouxe sobre vocês.

(JEREMIAS 42:11-12) Não tenham medo do rei da Babilônia, a quem vocês agora temem. Não tenham medo dele’, declara o Senhor, ‘pois estou com vocês e os salvarei e os livrarei das mãos dele.
Eu terei compaixão de vocês, e ele também, e lhes permitirá retornar à terra de vocês’.

(JEREMIAS 42:13-16) “Contudo, se vocês disserem ‘Não permaneceremos nesta terra’, e assim desobedecerem ao Senhor ,ao seu Deus, e se disserem: ‘Não, nós iremos para o Egito, onde não veremos a guerra nem ouviremos o som da trombeta, nem passaremos fome’, ouçam a palavra do Senhor , ó remanescente de Judá. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Se vocês estão decididos a ir para o Egito e lá forem residir, a guerra que vocês temem os alcançará, a fome que receiam os seguirá até o Egito, e lá vocês morrerão.

O povo, através da sua liderança, procura o profeta que após 10 dias retorna com uma palavra de DEUS. Acontece que a palavra do profeta não era a esperada por aquela liderança.
Deus falou que estava triste pelo que havia ocorrido (DEUS misericordioso) em outra versão mais tradicional a palavra fala que DEUS havia se arrependido daquele mal que o povo tinha sofrido.
Mas apesar de DEUS falar, através do profeta, que estava com aquele povo, que ia proteger e mudar a situação. O povo preferiu não acreditar e ir para o Egito.
Por que foram buscar uma falsa segurança no Egito? Ora, sempre foi mais fácil depositar nossa segurança em nossas próprias forças.
Percebemos isso em nossas atitudes diante das dificuldades, pois na maioria das vezes depositamos os anseios em nossos próprios meios, quando deveríamos depositar em DEUS.
Buscamos socorro no Egito no momento em que seria hora de descansar no SENHOR.
Como se não fossemos preparados para esperar em DEUS, como se não fizesse parte do nosso DNA a confiança em DEUS.
Este povo pereceu no Egito, pois deliberadamente desobedeceram a DEUS. Este povo, ou melhor, sua liderança preferiu ir em direção ao horizonte iluminado do Egito do que permanecer na escuridão da promessa de DEUS.
Mas esta escuridão da fé me lembra novamente o caos.
O que é o caos se não algo totalmente escuro e sem possibilidade de administração?
Sim o caos é nosso delimitador de fé e é onde DEUS cria e muda a forma de qualquer situação.
Diz os primeiros versículos da Palavra de Deus:

(Gênesis 1:1-3) No princípio, criou DEUS os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse DEUS: haja luz. E houve luz.

É chocante, mas na hora da grande batalha das nossas vidas muitos que se dizem crentes não acreditam nestes 3 versos da Palavra de Deus.
A grande batalha escurece nosso mundo, tira nossa capacidade de reação e nos dá o privilégio de provar para nós mesmos o quanto confiamos na capacidade DELE de transformar a escuridão e resolver o caos.

Conclusão

Um pensador cristão que não me recordo agora escreveu mais ou menos assim: “Não somos formados por um corpo que possui uma alma. E sim por uma alma que possui um corpo”.

Noção de eternidade é o que nos falta.
Entendimento de que DEUS criou o universo do nada e pode fazer qualquer coisa, inclusive resolver o caos que em determinados momentos se instala em nossa vida.
E se DEUS não o fizer, nossa alma é eterna, portanto, guardemos nossa fé e motivemos os que nos cercam a guardar também. Sendo que brevemente nos encontraremos com ELE e nossa perseverança será como perfume neste dia.

Pr. Gláucio Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário